quarta-feira, 11 de maio de 2011

Como Deus nos vê?


Vivemos em um mundo em que o que temos (ou aparentamos ter) é mais importante do que o que realmente somos.
Somos classificados pelo status, posição social, tamanho do manequim, emprego, número de diplomas e certificados que temos, cor da pele, religião... E quem não se encaixa nesses padrões que a sociedade dita geralmente é excluído.
Você com certeza passa ou já passou por isso em algum momento da vida.
 Mas o que importa não é como o mundo nos classifica e sim como Deus nos vê.

“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” (I Samuel 16.7)

Quando Deus mandou Samuel ir até a casa de Jessé ungir um de seus filhos como rei ele foi logo à opção mais óbvia: Eliabe.
Ele era o primogênito, tinha boa aparência, era forte. Aos olhos de Samuel ele preenchia todos os requisitos para ser um rei, quando Deus o lembrou: Ei Samuel! Não te atentes para a aparência ou para altura. Eu não vejo como você vê, eu vejo o coração!
Nem Eliabe, nem Abinadabe e nem Samá, os mais velhos, mais fortes e “preparados” (mais tarde os três passam a fazer parte do exército de Saul 17.13) não eram eles os escolhidos. Jessé já tinha apresentado os sete filhos. Não, não era nenhum deles.
Samuel então pergunta: Acabaram-se os seus filhos?  Ainda falta o caçula, responde Jessé. Vale lembrar que o termo hebraico para caçula sugere mais que idade, sugere posição. Tanto que Davi nem sequer foi convidado para aquela reunião familiar, ele estava no pasto cuidando das ovelhas do pai. Samuel manda chamá-lo e se recusa assentar na mesa até que ele venha.
Quando Davi entra o Senhor diz a Samuel: É esse, unge-o! (v. 12)
Os olhos humanos de Samuel viram um adolescente, os olhos de Deus um rei. Deus vê o que ninguém vê; o coração. O coração de Davi que O buscava.
Até hoje Ele examina os corações.

“Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” (Jeremias 17.10)

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.” (Salmos 34.18)

Ele não nos vê como o mundo, não conta as nossas conquistas, reconhecimentos ou quantos dígitos tem a nossa conta no banco. Deus nos vê por dentro. Procura por corações que O busquem, que desejem a sua presença e que queiram estar nEle.
A história de Davi é um bálsamo para todos que foram excluídos pela sociedade. Porque para Deus não há excluídos, Ele usa a todos e tem um lugar reservado para você!

Com amor,

Kamilla.


Nenhum comentário:

Postar um comentário